A segurança das instalações elétricas em locais que contêm atmosferas potencialmente explosivas é um tema complexo e requer atenção aos requisitos específicos.
Áreas classificadas e atmosferas explosivas são temas muito presentes quando falamos nas indústrias de óleo e Gás, indústrias petroquímicas e indústrias químicas que processam e manipulam substâncias inflamáveis que liberam gases e vapores inflamáveis.
Uma atmosfera explosiva ocorre quando há a mistura de ar com substâncias combustíveis de modo que, após a ignição, ocorra a propagação da chama de maneira autossustentada. As substâncias combustíveis podem ser gases, vapores, poeiras ou fibras. Quando abordamos substâncias inflamáveis nas condições de gases ou vapores, uma atmosfera explosiva é definida pela mistura com o ar de substâncias inflamáveis em uma concentração que, após a ignição, permita a autossustentação de propagação de chama.
Já nas atmosferas explosivas criadas por poeiras ou fibras devemos avaliar, também, a concentração da nuvem de poeiras e sua dispersão para que no advento de uma fonte de ignição ocorra a explosão.
Tendo como base estas definições, é possível classificar e identificar os locais com riscos potenciais de explosões, também conhecido como estudo de classificação de área – conjunto de documentos que irá definir quais são e onde estão presentes estas substâncias inflamáveis, indicando em um desenho de planta e corte os locais com potencial risco de explosões seguindo os requisitos das normas.